ascovv.contato@gmail.com
Quero me Associar!
Notícias
Saiba como um escritório contábil pode assessorar o MEI
Postado em: 10/12/2018
Saiba como um escritório contábil pode assessorar o MEI
O número de MEI (Microempreendedores Individuais) vem crescendo significativamente nos últimos anos. Tanto é que ele já ultrapassou a quantidade de PMEs (Pequenas e Micro Empresas) abertas no Brasil. Até outubro de 2016, mais de 5 6 milhões de pessoas já tinham se formalizado e se tornado MEIs. E os escritórios contábeis, por sua vez, não podem deixar de abraçar esse público para não deixar passar grandes oportunidades.

Isso porque, apesar de a legislação dispensar o MEI de efetuar uma série de registros contábeis, ele ainda precisa lidar com algumas questões burocráticas, principalmente em relação ao funcionário que ele pode contratar. O escritório contábil pode ajudá-lo nessas questões e cobrar pela prestação de alguns serviços. Além disso, o MEI que alcança crescimento pode futuramente se tornar uma PME e contribuir para o aumento da receita do escritório.

Confira de que forma seu escritório de contabilidade pode oferecer suporte aos Microempreendedores Individuais e não perder as grandes oportunidades geradas por esse público.

Que serviços o escritório contábil pode oferecer ao MEI?
Segundo a Lei Complementar 123/06, os escritórios de serviços contábeis optantes pelo Simples Nacional devem prestar assessoria gratuita ao Microempreendedor Individual em sua inscrição e opção e também à primeira Declaração Anual Simplificada. Porém, serviços adicionais (como os listados logo abaixo) podem ser cobrados pelos escritórios. Se eles não cumprirem essa lei, serão excluídos do Simples Nacional.

Fogem desta regra os contadores que atuam como profissionais liberais e também os escritórios contábeis não optantes pelo Simples Nacional. Abaixo, listamos alguns serviços adicionais que os escritórios podem oferecer aos MEIs:

1. Declaração do IRPF
Mesmo pagando mensalmente um imposto único — que é destinado ao ICMS ou ao ISS e à Previdência Social — o MEI precisa declarar o seu lucro líquido no IRPF (Imposto de Renda de Pessoa Física), caso necessite declará-lo. O escritório de contabilidade pode ajudá-lo nesta tarefa, para que ele não cometa erros e seja penalizado.

2. Questões trabalhistas
Caso o MEI contrate um funcionário, ele precisa ficar atento a todas as obrigações legais previstas na CLT, para evitar possíveis processos trabalhistas. O escritório também pode ajudá-lo nessas questões, orientando sobre o recolhimento da Guia da Previdência Social e do FGTS e ajudando no envio da RAIS e no fechamento da folha de pagamento.

3. Desenquadramento do MEI
Se o negócio do MEI crescer, ele deverá ser desenquadrado desta modalidade e se tornar uma Microempresa ou Empresa de Pequeno Porte. Nesse caso, ele precisará contar com a ajuda do escritório de contabilidade para fazer as devidas alterações na Junta Comercial e na Receita Federal.

4. Encerramento das atividades
No caso de o MEI não prosperar e decidir encerrar as suas atividades, ele precisará se atentar a uma série de fatores. Os principais são:

A quitação dos débitos;
A regularização das obrigações tributárias, previdenciárias ou trabalhistas.
O escritório pode ajudar o titular do MEI a resolver tudo isso para que ele não sofra penalidades.

Como atrair a atenção dos MEIs para esses serviços?
Para atrair a atenção dos MEIs, o escritório contábil deve elaborar um pacote de serviços contábeis de qualidade específicos para esse público, que inclua serviços fundamentais como:

Abertura;
Realização das declarações;
Emissão de notas fiscais;
Fechamento da folha de pagamento.
Para divulgar esses pacotes, ele pode utilizar as redes sociais e criar um blog com materiais educativos como posts, e-books etc.

Assim, o escritório se tornará uma referência para os MEIs e conseguirá atrair mais clientes.

É importante lembrar que, se a empresa de contabilidade se tornar parceira do MEI e fornecer boas orientações, as chances dele se tornar uma PME aumentarão, o que será muito benéfico para o escritório, pois vai aumentar sua base de clientes e, por conseguinte, seu faturamento.



Fonte: Jornal Contábil
Imagem: Pexels
VOLTAR!
Newsletter
Cadastre-se aqui e receba todas nossas novidades!
Curta Nosso Facebook